Para comemorar o 13 de agosto - dia do economista - o CORECON (Conselho Regional de Economia), em conjunto com a FACE-UFGD, organizaram ontem o 1° Fórum Regional de Economia. O evento teve apoio do Sicredi, Sebrae e BRV Saúde e ocorreu no auditório da UEMS no dia 09 de agosto de 2023.
O presidente do CORECON, Hudson Garcia, mediou 4 painéis onde os expositores se dividiram em apresentar aspectos relevantes do crescimento que Mato Grosso do Sul e, em especial, a região sul do estado apresentaram nos últimos anos.
Os painéis foram apresentados por:
Angelo Augusto Gomes, economista
Cleriston Recalcatti, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados
Fábio Ferreira Júnior, economista
Mirtes de Souza Pereira Moreno, assessora de cooperativismo do Sicredi
Mirtes expôs o papel que o cooperativismo vem desenvolvendo no desenvolvimento de MS e na região de Dourados. Mirtes também mostrou diversos projetos que o Sicredi desenvolve com a comunidade, na área de saúde e educação - inclusive mostrando o projeto do Hospital do Amor que será construído em Dourados, e que será financiado pelo Sicredi.
O economista Angelo Gomes trouxe, em sua palestra, uma análise acerca da situação energética privilegiada, em termos mundiais, do Brasil e do Mato Grosso do Sul. Como crescimento pressupõe um maior uso de energia, as fontes renováveis são cada vez mais valorosas, e Angelo mostrou como o Brasil evoluiu em sua matriz energética após as crises pelas quais passamos.
O economista Fábio Ferreira, trouxe um histórico do crescimento brasileiro nas últimas décadas, mostrando como o agronegócio foi um motor desse crescimento. O Estado do Mato Grosso do Sul ocupou uma posição privilegiada nesse período, com taxas de crescimento econômico chinesas.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Cleriston Recalcatti, trouxe um painel acerca do papel das políticas públicas nesse desenvolvimento, elencando diversos projetos em andamento que mostram porque a região de Dourados ainda permanecerá como pólo de crescimento nas próximas décadas.
Em comum, os painéis expuseram as enormes oportunidades (e desafios) para os futuros economistas que o Estado do Mato Grosso do Sul apresentará, dadas as grandes transformações e crescimento que estão por vir.
Segue a foto final do evento, com palestrantes e professores do curso de Economia da UFGD.
Parabéns a todos os economistas!!
Comments