E COMO É... ?
É natural querer saber como é o ambiente o qual iremos nos inserir.
Então aqui vamos falar um pouco mais sobre Dourados, sobre a UFGD e sobre a FACE.
DOURADOS
Dourados é a segunda maior cidade do estado do Mato Grosso do Sul. Sendo uma das regiões que mais cresce economicamente, o crescimento populacional surpreendeu no último Censo do IBGE. Atualmente são 240 mil habitantes.
Localiza-se na região Sul do estado, a 220km de Campo Grande, a 100km da fronteira com o Paraguai e a 210km da divisa com o Paraná.
O DESENVOLVIMENTO DE DOURADOS
Sua Economia tem como força principal o Agronegócio e a Agroindústria, sendo o centro da região conhecida por "Grande Dourados".
Esta pujança do Agro tem se refletido na expansão urbana, em um grande desenvolvimento imobiliário, e um setor de serviços forte que atende toda a região sul, com hospitais, universidades, bancos, escolas, comércio, shopping, dentre outros.
A cidade é bastante horizontal, mas isto vem mudando com uma clara tendência à verticalização e a construção de edifícios no centro.
Região Escola Imaculada
QUALIDADE DE VIDA
Dourados tem uma boa qualidade de vida, com o centro relativamente bem arborizado e muitas avenidas. Também é uma cidade relativamente segura, quando comparada aos grandes centros urbanos, e é um polo regional de especialidades médicas.
Há vários espaços urbanos de lazer. Alguns locais são tradicionais para corrida ou caminhada, como a Av. Dom Redovino ou a região da escola Imaculada. Há ainda muitos que escolhem pedalar ao longo da Av. Guaicurus, dentre outras opções. Há também diversos parques e praças espalhados pela cidade.
O clima é quente na maior parte do ano, sendo mais chuvoso no verão e seco no inverno. Mas durante o outono e inverno também pode fazer bastante frio.
O CENTRO DE DOURADOS
As Avenidas Marcelino Pires e Weimar Torres são duas avenidas que cruzam toda a cidade no sentido leste-oeste e concentram o comércio da cidade.
É onde fica a igreja matriz da cidade, e onde se concentram o comércio e os serviços. Além disto é onde há vários hospitais e escolas.
Igreja Matriz na praça Antônio João
Monumento
Terminal de Transbordo
Igreja Matriz na praça Antônio João
ATRATIVOS CULTURAIS
Dourados, como polo regional, é uma cidade universitária também, contando com 4 universidades, além do Instituto Federal. Isto faz com que a cidade tenha um grande afluxo de jovens.
A cidade têm algumas festas tradicionais para este público, como a ExpoAgro (@expoagrodouradosoficial), com grandes shows, e o Haras Weekend (@harasweekend), de música eletrônica.
Outros eventos culturais : shows de stand-up, peças de teatro e apresentações musicais - normalmente ocorrem no Teatro Municipal, no Parque dos Ipês, com bastante frequência.
Esporadicamente também ocorrem o Festival de Música e o Festival de Teatro.
E COMO É A UFGD?
A Universidade tem cinco unidades na cidade: a Reitoria da UFGD que, por enquanto, fica no centro; a faculdade FADIR, a algumas quadras da Reitoria; a fazenda da UFGD, no caminho para Ponta Porã; e o Hospital Universitário, no início da Avenida Guaicurus. O Campus principal fica na região do aeroporto da cidade, ao final da Avenida Guaicurus.
A REGIÃO DO CAMPUS
O Campus da UFGD fica em uma região de rápida urbanização, no atual eixo de crescimento da cidade, mas onde ainda a urbanização contrasta com a imagem do campo.
Ao longo da Avenida Guaicurus, é comum ver pessoas caminhando, correndo, ou grupos de ciclistas - no início da manhã e no final da tarde. É um local bastante tranquilo, ao longo do qual temos plantações, um haras, o Condomínio Alphaville, o Centro de Tradições Gaúchas, uma cerealista, alguns sítios, duas vilas, o quartel do Exército, o aeroporto e a UFGD.
Como a cidade é um centro regional de especialidades médicas, em breve o Hospital do Amor (de Barretos) também estará nesta mesma avenida.
O CAMPUS
É no campus que ocorre o dia-a-dia da universidade. É lá onde ocorrem as aulas, as faculdades, os blocos de aula. É onde também se encontram a biblioteca, o Centro de Convivência, o Auditório Universitário, o Restaurante Universitário e locais para práticas esportivas. No futuro, a Reitoria também será no Campus.
Também há uma mini enfermaria, que fica no Centro de Convivência e atende a comunidade em caso de emergência.
O Campus da UFGD conta com brinquedoteca, que também funciona no período noturno, e creche para quem precisa deixar o filho.
Confira a galeria ao lado com imagens do Campus da UFGD. Passe o mouse para ler o descritivo.
E COMO CHEGAR LÁ?
Há a rede municipal de transportes que disponibiliza ônibus, linha L12. O próprio site da UFGD costuma postar os horários em que os ônibus saem do Terminal Central e da Universidade. Também está disponível aqui.
A tarifa cheia, em 2024, custava R$3,25. (Consulte o preço para estudantes)
Para estudantes da região da Grande Dourados, as prefeituras disponibilizam transporte para os estudantes, com ida e volta todos os dias. Se for o seu caso, você pode se informar no seu município.
E COMO É A FACE?
FACE é a nossa Faculdade, onde fica nosso curso: a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
A FACE
FACE é a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, onde o curso de Economia ocorre. O prédio da FACE é um bloco com dois andares. No piso superior temos os gabinetes dos professores, a sala do Podcast Agrociência, uma sala de reuniões, salas de aula e o espaço para as Atléticas dos cursos.
Já no piso inferior, além das salas de aula, temos 3 laboratórios de informática, 1 sala de reunião, o espaço discente, 1 copa com micro-ondas de uso comum, a Empresa Jr. e os gabinetes da administração (coordenadores, direção, secretarias).
Somos em 40 professores e 10 técnicos administrativos. Além do ensino de excelência, com 100% dos professores com doutorado, os professores da FACE são bastante acessíveis e costumam dar bastante suporte aos alunos, o que é um diferencial da FACE.
Atendendo a um antigo pedido dos alunos, hoje há à disposição a copa com micro-ondas. Se quiser trazer sua comida de casa, fique à vontade para utilizar.
Não é raro vermos biscoitos, frutas ou pipoca sendo servidos de lanche no intervalo, junto de um cafezinho.
Mesmo com toda a nossa receptividade, sabemos que fazer um curso superior envolve custos e questões logísticas que nem sempre o aluno pode arcar.
Apesar do curso ser gratuito ao aluno matriculado, alguns alunos não podem arcar com os custos de mudar de cidade, encontrar uma moradia, um emprego, dentre outros - a depender das necessidades de cada um.
Para isto, a universidade dispõe de diversos auxílios e estruturas para viabilizar a permanência do aluno. E conte conosco para mais orientações!
Você pode conhecê-los na página sobre Suporte aos alunos, a seguir.